terça-feira, 12 de agosto de 2014


                                          
                         “MODELOS DOS MODELOS"               


                
                                                                                                         

                                                                                        Italo Calvino

“Houve na vida do senhor Palomar uma época em que sua regra era esta: primeiro, construir um modelo na mente, o mais perfeito, lógico, geométrico possível; segundo, verificar se tal modelo se adapta aos casos práticos observáveis na experiência; terceiro, proceder às correções necessárias para que modelo e realidade coincidam. [..] Mas se por um instante ele deixava de fixar a harmoniosa figura geométrica desenhada no céu dos modelos ideais, saltava a seus olhos uma paisagem humana em que a monstruosidade e os desastres não eram de todo desaparecidos e as linhas do desenho surgiam deformadas e retorcidas. [...]”

Houve na vida uma escola, um modelo de educação, onde todo se homogeneizava, onde todos precisavam aprender num mesmo ritmo, onde o menos favorecido, era também o excluído e incapaz.
Lá todos tinham que subir os degraus do conhecimento num mesmo momento, e isso não era uma ação social, amigável. Isso era uma cruel maneira de lhe igualar, sem respeitar o tempo e as limitações de cada indivíduo.
E os que não conseguiam?
Chamados, muitas vezes, de idiotas ou retardados, estes tinham uma opção segregadora, o engano malvado do ensino, ou uma mentirosa fórmula de interação, e assim alívio de não ser incomodado a buscar novas soluções as quase invisíveis problemáticas em questão. Afinal, sair de uma zona de conforto, significava esforço e insegurança.


“O MODELO E O AEE”
”A regra do senhor Palomar foi aos poucos se modificando: agora já desejava uma grande variedade de modelos, se possível transformáveis uns nos outros segundo um procedimento combinatório, para encontrar aquele que se adaptasse melhor a uma realidade que por sua vez fosse feita de tantas realidades distintas, no tempo e no espaço. [...] Analisando assim as coisas, o modelo dos modelos almejado por Palomar deverá servir para obter modelos transparentes, diáfanos, sutis como teias de aranha; talvez até mesmo para dissolver os modelos, ou até mesmo para dissolver-se a si próprio.”

Daí surge o AEE, uma visão inovadora e ousada de fazer a igualdade das diferenças, acreditando que cada indivíduo é um ser, com características, desejos e ritmos singulares. Este vem numa visão inclusiva e inovadora, sem medo de pesquisar e desafiar problemáticas surgidas na aventura de caminhar desbravando os conhecimentos e a aprendizagem do ser humano. O AEE, acredita na singularidade de cada ser, formando uma pluralidade. Sabe que, como Palomar, somos serem transformáveis, distintos. Capazes de aprendermos e desaprendermos. Que somos modelos incompletos, portanto tão variáveis.

Referência:
Italo Calvino.”O Modelo dos Modelos. Texto disponibilizado na disciplina de medolologia Científica do curso do AEE, UFC/SACADI/UAB.