“MODELOS DOS MODELOS"
Italo Calvino
“Houve na vida do senhor Palomar uma
época em que sua regra era esta: primeiro, construir um modelo na mente, o mais
perfeito, lógico, geométrico possível; segundo, verificar se tal modelo se
adapta aos casos práticos observáveis na experiência; terceiro, proceder às
correções necessárias para que modelo e realidade coincidam. [..] Mas se por um
instante ele deixava de fixar a harmoniosa figura geométrica desenhada no céu
dos modelos ideais, saltava a seus olhos uma paisagem humana em que a
monstruosidade e os desastres não eram de todo desaparecidos e as linhas do
desenho surgiam deformadas e retorcidas. [...]”
Houve na vida uma
escola, um modelo de educação, onde todo se homogeneizava, onde todos
precisavam aprender num mesmo ritmo, onde o menos favorecido, era também o
excluído e incapaz.
Lá todos tinham que
subir os degraus do conhecimento num mesmo momento, e isso não era uma ação
social, amigável. Isso era uma cruel maneira de lhe igualar, sem respeitar o
tempo e as limitações de cada indivíduo.
E os que não
conseguiam?
Chamados, muitas
vezes, de idiotas ou retardados, estes tinham uma opção segregadora, o engano
malvado do ensino, ou uma mentirosa fórmula de interação, e assim alívio de não
ser incomodado a buscar novas soluções as quase invisíveis problemáticas em
questão. Afinal, sair de uma zona de conforto, significava esforço e
insegurança.
“O MODELO E O AEE”
”A regra do senhor
Palomar foi aos poucos se modificando: agora já desejava uma grande variedade de
modelos, se possível transformáveis uns nos outros segundo um procedimento
combinatório, para
encontrar aquele que se adaptasse melhor a uma realidade que por sua vez fosse
feita de tantas realidades distintas, no tempo e no espaço. [...] Analisando
assim as coisas, o modelo dos modelos almejado por Palomar deverá servir para
obter modelos transparentes, diáfanos, sutis como teias de aranha; talvez até
mesmo para dissolver os modelos, ou até mesmo para dissolver-se a si próprio.”
Daí surge o AEE, uma visão inovadora e ousada de fazer a
igualdade das diferenças, acreditando que cada indivíduo é um ser, com
características, desejos e ritmos singulares. Este vem numa visão inclusiva e
inovadora, sem medo de pesquisar e desafiar problemáticas surgidas na aventura
de caminhar desbravando os conhecimentos e a aprendizagem do ser humano. O AEE,
acredita na singularidade de cada ser, formando uma pluralidade. Sabe que, como
Palomar, somos serem transformáveis, distintos. Capazes de aprendermos e
desaprendermos. Que somos modelos incompletos, portanto tão variáveis.
Referência:
Italo Calvino.”O Modelo dos Modelos.
Texto disponibilizado na disciplina de medolologia Científica do curso do AEE,
UFC/SACADI/UAB.

Nenhum comentário:
Postar um comentário